É indispensável que cada Professor Conselheiro, independente da disciplina que ministra, seja comprometido com o trabalho em educação e sinta-se muito à vontade para participar da construção de uma longa caminhada que deve ter bons frutos e fundamentalmente deve estar atento às necessidades de todos os alunos, sem exceção.
Os Professores Conselheiros executarão as suas atribuições no decorrer do ano letivo. São elas:
- Acompanhar com dinamismo a turma.
- Desenvolver a capacidade de perceber as dificuldades existentes na turma e/ou de algum aluno.
- Acolher bem os alunos novos cercando-os de atenção para que os mesmos sintam-se apoiados e mais seguros.
- Promover a integração entre os alunos.
- Informar ao SOE toda e qualquer dificuldade percebida na turma para que possamos fazer um acompanhamento eficaz, não deixando os problemas aumentarem.
- Manter diálogo permanente com os demais professores da turma a fim de que todos estejam sempre informados sobre o andamento da mesma (déficits/crescimentos).
- Preencher as fichas de acompanhamento que possibilitem contato direto com os Serviços (SOE, SCT, SCP e SSE).
- Dialogar com o SOE e demais setores freqüentemente a fim de auxiliar nas resoluções, havendo um trabalho de parceria para o bem comum.
- Auxiliar na montagem e atualização de um mural informativo permanente na sala de aula (datas de provas, de entrega de trabalhos, horários de atividades complementares e/ou diversas).
- Elaborar com a turma regras de convivência e postura adequada para o bom andamento e crescimento pessoal e intelectual.
- Incentivar para o estudo diário, bem como auxiliar a desenvolver bons hábitos (leitura, produções, envolvimento em campanhas e atividades complementares,quando possível).
- Ter participação efetiva nos Conselhos de Classe.
- Acreditar muito na possibilidade de mudança e crescimento pessoal e grupal.
- Valorizar seu papel de Conselheiro(a) e estar sempre informado(a) sobre todas as atividades do Colégio.
- Ter dedicação e entusiasmo pelo trabalho junto aos alunos e o Colégio.