Página Inicial > VO - Ensino Infantil
Construindo um Projeto de Vida!
Na Educação Infantil do Colégio Gonzaga possuímos um ambiente de aprendizagem organizado com muito afeto, cuidado, socialização e interação para que o aluno se sinta acolhido! Desse modo a criança se sente confiante para conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se (direitos de aprendizagem).
O trabalho Pedagógico conta com uma equipe de excelência que estuda e conhece as fases do desenvolvimento infantil, por isso, o nosso planejamento valoriza o brincar para que a criança compreenda o mundo que está inserido, aprendendo regras de convivência. O brincar desenvolve a aprendizagem da linguagem, a imaginação, criatividade e habilidade motora, pensando nisso nossos ambientes privilegiam uma aprendizagem significativa.
A organização curricular da Educação Infantil conforme BNCC está estruturada em 5 campos de experiência:
1. O eu, o outro e o nós;
2. Corpo, gestos e movimentos;
3. Traços, sons, cores e formas;
4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Formação
Creche:
Pré-Escola:
a. Pré A – 4 anos completos até 31 de março do ano letivo corrente;
b. Pré B - 5 anos completos até 31 de março do ano letivo corrente;
Conhecendo nossos contextos de aprendizagem, importantes para o desenvolvimento na primeira infância!
CRECHE:
Materna, Maternal A e Maternal B
Na creche acontece à primeira inserção do aluno ao contexto de escola, nestes adiantamentos priorizamos a criação de vínculo e cuidado primando por um trabalho de descobertas de um mundo colorido possibilitando socialização, interação, desenvolvimento da fala, desenvolvimento do desenho, as primeiras formas de escrita do nome e atividades psicomotoras.
Pré A e Pré B
A pré-escola desenvolve um trabalho pedagógico voltado para explorar as diferentes formas de expressão, socialização e interação enriquecendo seu repertório de descobertas. Como também faz a inserção do mundo letrado, do modo que leva as crianças a construírem hipóteses de escrita através da apresentação de letras (grafia e som). Desse modo, a criança tem a possibilidade de iniciar a compreensão do uso da escrita no que denominamos de pré-letramento.
Diferencial no Currículo
Diferenciais:
Turno Manhã
Proposta: O turno manhã possibilita atividades diferenciadas, desde atividades lúdicas a realização dos temas e ainda apresenta projetos diferenciados no que tange a boa alimentação, preservação ambiental, cultura, arte e convivência.
Formato das turmas: Divididos em grupos conforme a faixa etária. Do seguinte modo:
Grupo 01: Materna, Maternal A e B
Grupo 02: Pré A e B
Grupo 03: 1º ao 4º ano
Kids Stop
Proposta: Em um dia única à imersão no turno integral, aquele dia diferente que a família pode contar com a escola como sua rede de apoio.
Gonzaga Mais
Horário: 18h às 19h
Proposta: É ofertado para toda a Educação Infantil, com uma proposta de cuidado até a chegada dos pais.
Atividades complementares
• Esporte, Arte e Cultura