Esqueci a senha

ESPAÇO DOS
GONZAGUEANOS

Página Inicial > O Colégio


O Colégio


Visão e Missão

Visão

Ser um centro de referência em educação básica e superior no Rio Grande do Sul, formando um novo cidadão crítico e ético.

Missão

Promover o desenvolvimento do educando, com base no processo pedagógico, cristão, ético, filosófico e cultural, com o objetivo de assegurar a construção de um cidadão crítico, capaz e comprometido com o meio.

Valores

Difícil enumerar os diversos valores que compõem a alma Gonzagueana, afinal de contas, desde 1895 são muitas histórias para contar. Nesta caminhada centenária, podemos destacar alguns valores primordiais que fizeram, fazem e sempre farão parte da nossa instituição.

Os Gonzagueanos sempre foram conectados com Deus e comprometidos com a comunhão entre as pessoas através de gestos de afetuosidade, hospitalidade, solidariedade e respeito ao próximo. Todo aluno, professor ou funcionário do Gonzaga sempre prezou pela ética, justiça e paz em todos os níveis da vida, através de exemplos e posturas, encontros de reflexão e formação humanista e educação voltada para o “bem” e o “melhor” do mundo.

A educação transmitida pelo Gonzaga sempre foi alicerçada no amor, quer na esfera dos educadores, quer na condição de educandos. Nossa educação sempre foi sólida, comprometida com a cidadania, empreendedorismo e responsabilidade com o meio ambiente, com o ensino de qualidade e, principalmente, com o ser humano. Outro valor presente no Colégio Gonzaga é a alegria e a garra de aproveitar a vida e o estudo com determinação, através da participação em eventos educativos, artísticos, esportivos e de lazer. Todo Gonzagueano sempre tem um sorriso inconfundível nos lábios e sabe povoar qualquer ambiente com seu sorriso e sua vontade de vencer.

Para finalizarmos este encontro com os valores do Colégio Gonzaga, extraímos um trecho do hino do Colégio que muito traduz a alma Gonzagueana:

"Gonzagas, avante com fé! Marchai! Segui!"


Organograma Estrutural

A estrutura organizacional é regida através do Conselho Gestor, o qual tem por finalidade fazer com que todas as definições em nível de escola, sejam pedagógicas, estruturais ou administrativas, possam ser debatidas e definidas de forma democrática.

O Conselho Gestor é constituído pelo Diretor, seu presidente; pelo Vice-Diretor; por um representante do SOE, escolhido por seus pares; por um representante do SCT, escolhido por seus pares; por um representante da Pastoral, escolhido por seus pares; por um representante do setor de Comunicação e Marketing, escolhido por seus pares; pelo Coordenador Pedagógico; pelo Coordenador Técnico-Pedagógico, que o secretaria; e pelo Coordenador Administrativo.

Assim, o Conselho Gestor é uma entidade escolar cujo objetivo máximo é o de fazer valer uma gestão escolar democrática.


 

 

O início das atividades do Colégio Gonzaga na cidade de Pelotas, data de 04 de março de 1895. Foi o sacerdote jesuíta baiano José Anselmo de Souza, que fundou o educandário, na época sob a denominação de Escola São Luiz Gonzaga. A instituição foi dirigida pelos jesuítas até 1925, tendo o auxílio dos irmãos Maristas de 1910 a 1925, quando os lassalistas assumiram o Colégio.

Em 124 anos de história, o Gonzaga passou por grandes reformas, tendo sido pensionato, faculdade e banco. Também foi ponto de encontro da juventude, no famoso “Coqueiro da Esquina”e fundou a banda que é Tricampeã Nacional.

O Colégio é confessional católico, possuindo um Núcleo de Pastoral que zela pela formação dos alunos, garantindo inspiração cristã aos indivíduos e à comunidade escolar, com catequese para Primeira Eucaristia, Grupos de Jovens e campanhas solidárias.

A partir de 2004, o Colégio entrou em uma nova fase ascendente, modernizando a estrutura física e pedagógica, através de projetos inovadores, desenvolvidos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Hoje, ele conta com cerca de 1.600 alunos e é referência em educação na cidade.

Veja a linha do Tempo do Colégio Gonzaga.

Veja o Hino do Colégio Gonzaga.

 

 

No Gonzaga, nossos alunos recebem uma formação integral, na qual o foco do processo educativo está no desenvolvimento intelectual, cultural, social, ético e moral, ou seja, na formação do ser humano como um todo. E para tanto, nossa proposta pedagógica objetiva a perfeita união entre teoria e prática, assim como a integração social entre família, comunidade e escola.

Assim se educa por inteiro, formando cidadãos.

Nossa Meta

Promover o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade através da educação humana e cristã, solidária e participativa.

Objetivo e Metodologia

Objetivamos o desenvolvimento integral do educando, nas dimensões físicas, psíquicas e espirituais, apresentando diversas sugestões de atividades que contemplam temas como ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo (propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais), estimulando assim o desenvolvimento da autonomia e independência responsável.

Os professores, conjuntamente com os educandos, têm a oportunidade de abrir discussões sobre esses temas e vivenciá-los dentro e fora do Colégio, contribuindo para a formação cristã, criativa e crítica dos futuros cidadãos.

A metodologia utilizada é a de pesquisas e projetos que, de forma interdisciplinar, enfatiza os pilares da UNESCO, pois defendemos a idéia de que nesta faixa etária é importante articular esforços para que as crianças e jovens aprendam a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

Desta maneira, as propostas e as práticas pedagógicas contemplam o lúdico, as relações prazerosas da alteridade, permitindo que os educandos possam expressar-se, apostando em suas capacidades e propondo situações que levam ao conhecimento real e local, o que ampliará a sua visão doméstica, escolar, regional, nacional e planetária.

Com o objetivo de “ propiciar ensino religioso de qualidade, integrado à Pastoral Diocesana de Pelotas, o qual zele pela formação dos alunos, garantindo a inspiração cristã aos indivíduos e à comunidade escolar, com fidelidade à mensagem e à moral cristã tal como é ensinada pela Igreja Católica, reconhecendo a autoridade do Bispo Diocesano em matéria de fé e moral”, é que a Pastoral do Colégio Gonzaga realiza seu trabalho.

Somos um Colégio com identidade Católica, cujo vínculo com a Igreja acompanha nossa história. Estamos comprometidos com o anúncio, o resgate e a vivência dos valores cristãos, respeitando o pluralismo cultural da sociedade, propiciando elementos e condições para que os educandos a nós confiados possam aderir de forma livre e consciente a Jesus Cristo e a seu projeto.

Viver a “experiência de Deus” só acontece, quando abrimos coração e inteligência para este Deus. Aqui vivenciamos os dois caminhos: no aprendizado da cultura religiosa e no exercício diário da vivência dos valores pregados por Nosso Senhor Jesus Cristo, os quais esperamos que nossos alunos levem para suas vidas.
 


A matrícula pode ser feita no Colégio, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. A entrevista e a visita guiada ocorrem no mesmo dia.

Mais informações: para mais informações sobre os processos de inscrição e matrícula ligue (53) 3284.9400.

Processo de matrícula
Visita e entrevista: comparecer no Colégio Gonzaga para a entrevista e a visita guiada, realizadas pela Equipe da Instituição.
Documentos: entregar os documentos necessários na secretaria do colégio. Documentos citados abaixo.
Matrícula: Ela é realizada no colégio.

Níveis Oferecidos
•Maternal A: 2 anos completos.
•Maternal B: 3 anos completos.
•Pré-A: 4 anos completos.
•Pré-B: 5 anos completos.
•1º ano EF: 6 anos completos
•2º ano à 9ª ano do Ensino Fundamental.
•Ensino Médio.

Documentos
•Identidade e CPF dos responsáveis;
•Cópia do comprovante de residência;
•Cópia da certidão de nascimento do aluno ou da carteira de identidade;
•Histórico escolar (Ensino Fundamental, 2º, 3º anos do Ensino Médio);
•Certificado de conclusão do Ensino Fundamental (1º Ano do Ensino Médio).
 

 

O Colégio Gonzaga, visando o bem-estar dos seus alunos, tem cuidados referentes à segurança, o que permite tranquilidade aos pais e familiares. Os alunos têm acompanhamento desde a sua chegada até a saída, bem como nas dependências da instituição. Internamente, a escola conta com auxiliares de disciplina que são apoiadores no andamento normal das atividades.
 
Câmeras de Segurança
 
O Colégio possui um circuito interno de câmeras de segurança. Localizadas em pontos estratégicos, elas possibilitam o acompanhamento da entrada e saída não só dos alunos, mas toda e qualquer pessoa que circula dentro da escola. Ao todo são 45 câmeras instaladas em deferentes pontos  do educandário.
 
Catracas
 
O sistema de catracas eletrônicas controla a entrada dos alunos e pais, através da identificação da impressão digital. Somente os alunos e pais cadastrados têm acesso às instalações internas do educandário.
 
O Colégio conta com segurança extensiva nos horários de entrada e saída dos seus alunos na rua. Os estudantes somente saem das dependências da instituição, mediante solicitação dos pais ou responsáveis, que entram  em contado com os seus coordenadores responsáveis. Estes por sua vez, somente saem depois que a comunicação de liberação chegue até a portaria. Os visitantes, ao entrarem na instituição, são imediatamente identificados na portaria e encaminhados ao setor responsável.
 
Outros itens de segurança:
 
· Identificação dos públicos: Direção, auxiliares de ensino e funcionários possuem um crachá com a sua identificação e sua função. Os funcionários e alunos também usam um uniforme padrão, facilitando a identificação dos públicos.
· Portaria: Há funcionários que controlam a entrada e saída de alunos fora do horário normal de aula. Cabendo a este orientar e informar todas as pessoas que visitarem o Colégio.
 

COMUNICADO

A APAMEGON vem por meio deste informar que a partir do mês de junho de 2017, será descontado, junto ao boleto da mensalidade, o valor de R$2,00 (dois reais), referente a contribuição mensal da APAMEGON.

Esta decisão foi tomada em votação, na Plenária Ordinária do dia 9 de maio de 2017, conforme Edital de Convocação, que foi enviado nas agendas dos alunos, publicado em jornal de circulação municipal (Diário Popular) e também afixado nas dependências do Colégio obedecendo ao que ordena o Estatuto da APAMEGON na divulgação das Plenárias.

POR QUE PAGAR A APAMENGON?

A Gestão da APAMEGON 2017-2019, tem a intenção de colaborar e investir, dentro de suas possibilidades, no nosso aluno e estrutura. Algumas das intenções são:

- poder colaborar com as atividades desportivas (material, uniformes, viagens);

- promover rodas de conversa, bate-papos, palestras com a intenção de discutir temas pertinentes ao mundo dos nossos filhos e educação em geral, para aproximar pais, escola e alunos;

- promover eventos

- auxiliar na Olimpíada das Cores e outras atividades que já estejam no calendário da Escola

Dentre tantas outras ideias que temos e que você também pode pensar junto! Somos uma ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES

ELA É OBRIGATÓRIA?

Não, você não é obrigado a pagar R$2,00 de contribuição mensal e pode pedir o cancelamento junto à secretaria do Colégio.

HAVERÁ DISCRIMINAÇÃO ENTRE OS ALUNOS PAGANTES E NÃO PAGANTES?

Não, não haverá! A essência da APAMEGON é unir e construir junto, portanto seu filho não sofrerá nenhuma discriminação. Cabe a você, responsável, a decisão de colaborar ou não para a promoção de atividades e ações que melhorem o ambiente escolar no Colégio que você escolheu. Sua participação é fundamental e serve também de exemplo para seu filho.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Toda a movimentação financeira da APAMEGON estará à disposição para consulta em meios que serão divulgados em breve.

Por fim nós, Gestão 2017-2019 de APAMEGON, queremos lembrar a você, que também somos pais de alunos, temos olhos e entendimento de pais, mas queremos juntos à Direção estreitar laços e construir uma escola cada vez melhor! Por isso quisemos retomar este espaço há anos adormecido.

CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!

APAMEGON

Contato: 53 3284-9400
gonzaga@gonzaga.com.br
Facebook
Twitter
YouTube
PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS